Mundo

Rubio diz que EUA não farão nada que possa comprometer a segurança do Golfo

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o país não comprometerá a segurança de seus aliados no Golfo Pérsico em relação ao Irã.

Rubio está em uma viagem por três países do Golfo para tranquilizar aliados preocupados com o recente acordo de paz com o Irã.

O acordo inclui um fundo de US$ 300 bilhões e a suspensão de algumas sanções, com negociações técnicas previstas para retomar no final do mês.

CIDADE DO KUWEIT, 24 Jun (Reuters) – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu nesta quarta-feira que os Estados Unidos não farão nada que possa comprometer a segurança de seus aliados na região do Golfo Pérsico no que diz respeito às relações de Washington com o Irã.

“Estaremos totalmente alinhados com nossos parceiros no Golfo”, disse Rubio a jornalistas na Cidade do Kuweit antes de partir para o Barein. “É por isso que fiz essas viagens agora, e é a razão pela qual estou aqui.”

“Não faremos nada que comprometa a segurança de nossos aliados, nossos aliados de longa data na região”, disse Rubio.

O principal diplomata dos EUA está em uma viagem por três países do Golfo, buscando tranquilizar os aliados da região que consideram o acordo de paz com o Irã muito brando em relação a uma potência regional que os atacou durante a guerra. Após conversas com o líder dos Emirados Árabes Unidos na manhã desta quarta-feira, Rubio se reuniu com líderes do Kuweit antes de voar para o Barein.

O acordo entre os EUA e o Irã alcançado na semana passada — o primeiro assinado por um presidente norte-americano e um iraniano desde a Revolução Islâmica de 1979 no Irã — inclui a proposta de um fundo de US$300 bilhões e a suspensão de algumas sanções.

Após a assinatura do memorando de entendimento na semana passada, os dois lados iniciaram negociações técnicas para definir os detalhes da implementação do acordo.

“Se o Irã quiser fazer um acordo bom e concreto, os Estados Unidos estão abertos a isso. Se não quiserem, então, é claro, o presidente tem opções”, disse Rubio.

Ele acrescentou que os negociadores técnicos retomarão as conversas no final do mês e devem ir à Suíça novamente.

(Reportagem de Gram Slattery e Humeyra Pamuk)


Fonte: Portal do Holanda

Leia a matéria original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *