AmazonasPolicial

PM suspeito de matar empresário no Centro é preso na DEHS, em Manaus

Após as imagens da discussão que resultou na morte do empresário Israel Ribeiro da Costa, de 39 anos, com um tiro no peito, tomarem repercussão nas redes sociais e na imprensa local, o principal suspeito de matar a vítima com um tiro no peito, o policial militar Jefferson Maia, se apresentou à equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), acompanhado de um advogado. 

Conforme o delegado Charles Araújo, titular da especializada, a apresentação ocorreu na manhã desta terça-feira (25), por volta das 9h30, na sede da DEHS. O policial relatou que após uma briga acabou “perdendo a cabeça” e após ser supostamente ameaçado pela vítima efetuou o disparo. 

“Já tínhamos o mandado de prisão preventiva e cumprimos a ordem judicial. As imagens das câmeras de segurança são claras e mostram o momento do crime. Tudo foi filmado. O policial apenas respondeu que perdeu a cabeça, mas se manteve calado perante demais questionamentos. O Inquérito Policial (IP) está praticamente concluído e estamos prestes a remetê-lo à Justiça com a materialidade necessária. Também já ouvimos várias testemunhas”, destacou a autoridade policial. 

O suspeito já passou por exame de corpo de delito e ficará à disposição da Justiça no Batalhão de Guarda da Polícia Militar, onde ficará à disposição da Justiça. 

Em nota, a Polícia Militar informou que o suspeito já está afastado de suas funções operacionais, e responderá um procedimento administrativo para apurar sua conduta na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da corporação. 

A polícia militar informa que não compactua com atos de violência que contrariem a lei, e que não estejam de acordo com o compromisso de proteger a população. Tão logo sejam concluídas as investigações serão tomadas providências cabíveis aos fatos.

Entenda o caso:

O crime aconteceu por volta das 23h38, na rua Ferreira Pena, no bairro Centro, na Zona Sul de Manaus.

Os vídeos mostram que Israel e Jefferson estavam em uma mesa consumindo bebidas alcoólicas quando uma briga é iniciada e o policial parte para cima do empresário, que revida com uma garrafada. 

Uma mulher e outros homens atravessam a rua e tentam conter o policial que, com os ânimos alterados, consegue se soltar e se aproxima novamente de Israel, tentando desferir um soco. O empresário entra na residência e o policial entra no carro. Testemunhas relataram que ele se armou neste momento. 

O policial sai pelo lado esquerdo e sobe na calçada. Nesse momento a imagem é cortada e o suspeito já aparece em um novo vídeo, no qual ele se aproxima e efetua chutes em um portão. Logo em seguida, é possível visualizar o momento em que ele efetua o disparo fatal que atingiu Israel no peito. Mesmo após ser socorrida, a vítima morreu no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul.