AmazonasCidades

Patrícia Lopes sai na frente e Presidente Figueiredo é o primeiro município do Amazonas a aderir ao Cidade Empreendedora

Com a adesão ao programa do Sebrae, a Terra das Cachoeiras terá um diagnóstico de suas potencialidades e as ferramentas acelerar e sustentar seu desenvolvimento socioeconômico

A prefeitura de Presidente Figueiredo saiu na frente, entre os municípios amazonense, e firmou parceria com o Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa do Amazonas (Sebrae-AM), para implantação do programa Cidade Empreendedora, iniciativa de impacto local, que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo local, trabalhando nas áreas da educação, meio ambiente, agricultura, turismo e comércio.


“É motivo de muito orgulho estarmos, hoje, sendo o município pioneiro nesse programa. Acreditamos no potencial de Presidente Figueiredo e o Sebrae também”, declarou a prefeita. “O desafio do gestor é muito amplo. E contar com o apoio do Sebrae desde o primeiro instante, quando assumimos a gestão do município, nos deu bastante segurança e essa parceria nos rendeu bons frutos”, destacou Patrícia Lopes, durante a solenidade de assinatura do termo de adesão, na última sexta-feira (14/04), no auditório da prefeitura.
Com a adesão ao programa, a Terra das Cachoeiras terá um diagnóstico de suas potencialidades no ambiente de negócios a partir de ações estratégicas de estímulo do Sebrae.


“É um conjunto de atividades que, no caso de Presidente Figueiredo, vai acontecer nos próximos oito meses, levando soluções para o ambiente de negócios local, para as empresas, potenciais empreendedores e para dentro da gestão municipal”, explica a diretora superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho.
A dirigente destaca que o grande proposito do programa Cidade Empreendedora é acelerar o desenvolvimento econômico.

“O Sebrae já tem uma importante e relevante parceria com o município”, ressaltou a diretora técnica Lamisse Cavalcanti. “E agora o Cidade Empreendedora vem trazendo um adensamento de soluções específicas para o desenvolvimento do município a partir dos pequenos negócios”, acrescenta, lembrando que o programa do Sebrae que vem transformado a realidade de mais de 1,7 mil municípios brasileiros e chega ao Amazonas, pelo município de Presidente Figueiredo, primeiro em aderir à iniciativa.
Através do Cidade Empreendedora os municípios são contemplados com ações de gestão, fortalecimento de lideranças locais, desburocratização, empreendedorismo nas escolas, incentivo à criação de salas do empreendedor, marketing territorial, inclusão produtiva e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.


Em todo o Brasil, 1.794 prefeituras aderiram ao programa até novembro de 2022, o que corresponde a 32% dos municípios brasileiros. Essas localidades respondem por mais da metade das pequenas empresas no Brasil e correspondem a 55,3% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A região com mais participantes é o Sudeste, com 819 cidades beneficiadas.
“Hoje, o município se veste do nosso azul. Vem o Sebrae inteiro para cá”, constatou anunciou a administrativa financeira Adrianne Gonçalves. “Nossas metodologias, nosso impacto, a união do cliente conosco e com a prefeitura, tudo isso compõe o Cidade Empreendedora”.
Presidente Figueiredo tem o segundo maior Produto Interno Bruno (PIB) per capta do estado, segundo levantamento do IBGE de 2019. São R$ 26.395 no cálculo para cada um dos quase 40 mil habitantes de Presidente Figueiredo, o que representou um crescimento de 13,25% em relação a 2018 e o segundo lugar no ranking do Amazonas.


De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio, Edvan Carias, a adesão ao programa é resultado de uma parceria já existente entre o município e o Sebrae, fortalecendo a interiorização e um instrumento permanente de incentivo aos empreendedores locais, focando nas especificidades dos empreendimentos e da população de Presidente Figueiredo.
“A gente tem conversado com alguns empreendedores que, quando a gente fala de parceria com o Sebrae, a gente fala em desburocratizar o serviço, né? Que essa é uma determinação da nossa prefeita, para que a gente possa aproximar o cidadão, o empreendedor a todos os serviços do município”, explica o secretário.
Parceria
A prefeitura de Presidente Figueiredo vem desenvolvendo trabalhos em conjunto com o Sebrae Amazonas para o fortalecimento do empreendedorismo local. Entre eles estão a criação do Plano de Ordenamento Turístico (POT), a realização da segunda Feira de Empreendedorismo Feminino, cursos profissionalizantes, licenciamento ambiental para propriedades rurais e a ações do programa Educação Empreendedora para professores e alunos.
Ainda resultado da relação institucional, em 2022 a prefeita Patrícia definiu o terreno onde será construído o escritório regional do Sebrae no município, sendo lançada a pedra fundamental da obra em novembro de 2022.
Início
As primeiras ações do Cidade Empreendedora no município já estão em curso no município desde a segunda-feira (10/04), através do diagnóstico pelo programa ‘Sebrae na Sua Empresa’, no qual 20 agentes de desenvolvimento realizaram visitas aos empreendimentos, buscando fazer um levantamento de serviços e soluções para os empresários.
Em paralelo, uma equipe do Sebrae esteve na Sala do Empreendedor do município, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), para orientar empresários ao crédito a partir do programa +Crédito Amazonas, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Fotos: Tamyres Cunha e Paula Oliveira

Deixe uma resposta