ManausSaúde

Mais de 39 mil pessoas estão com a segunda dose contra a covid-19 atrasada em Manaus

Em Manaus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mais de 39 mil pessoas estão atrasadas para tomar a segunda dose. Para tentar aumentar os números, neste fim de semana a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) promove mais um mutirão para alcançar essas pessoas que estão com a vacina atrasada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são 14.259 pessoas que tomaram a Coronavac, 21.354 da vacina AstraZeneca e 3.876 da Pfizer.  A secretaria informou ainda que espera que a divulgação sistemática por meio de veículos de comunicação (jornais, rádios, TVs e portais) e redes sociais oficiais da secretaria, sobre a necessidade de concluir o esquema vacinal para que as vacinas tenham a eficácia esperada.

Variante Delta

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou que o número de casos da nova variante Delta continua em seis. Para que essa variante não se espalhe rapidamente entre a população, o secretário de Saúde, Anoar Samad, fez um apelo para que a população conclua o ciclo vacinal e tome a vacina, durante coletiva na tarde desta quinta-feira (26).

“Como quaisquer microrganismos, como qualquer vírus, até o coronavírus não tem essa capacidade de mutação tão grande e tão rápida, mas ele também sofre mutação. O vírus para fazer mutação precisa se replicar, ele só consegue se replicar em outro corpo. Esses bolsões de não vacinados vão permitindo replicações de vírus e durante essa replicação surgir uma mutação. As pessoas não vacinadas proporcionam um leito, um ambiente inadequado para essas replicações”, disse o secretário.

Mutirão

No próximo final de semana, o Governo do Amazonas realiza mais um mutirão Vacina Amazonas em Manaus. Serão 33 horas de ação para completar o esquema vacinal contra a covid-19 da população com 40 anos ou mais, que tenha recebido a primeira dose até 28 de junho.

O mutirão, que será realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, terá início às 9h deste sábado (28) e segue até as 18h de domingo (29) simultaneamente na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, no Centro de Convenções Vasco Vasques (primeira etapa) e no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. Os demais pontos de vacinação da prefeitura de Manaus vão funcionar no horário habitual.

Vacinômetro

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 3.086.035 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quarta-feira (25), sendo 2.227.909 de primeira dose, 814.474 de segunda dose e 43.652 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP, no endereço www.fvs.am.gov.br.

Deixe uma resposta