AmazonasSaúde

AM transfere mais 17 pacientes com Covid a outros estados; total passa de 400

Pacientes começaram a ser enviados dia 15 deste mês por conta de colapso no sistema de saúde. Pazuello diz que previsão é transferir 1,5 mil.

Mais 17 pacientes com Covid-19 foram transferidos de Manaus para Porto Alegre (RS) nesta segunda (1º). Com isso, o total de enviados a outros estados chegou a 414 – incluindo oito pacientes não Covid.

As transferências em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram no dia 15 deste mês, após o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso, com falta de oxigênio e superlotação. Até este domingo (31), mais de 8 mil pessoas morreram com Covid no estado.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a expectativa é enviar 1,5 mil pacientes a outros estados. O colapso no sistema de saúde já afeta municípios do interior, com demora para transferências e falta de oxigênio.

Segundo o governo, os 17 pacientes transferidos nesta segunda estavam sendo atendidos no Hospital Platão Araújo, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Chapot Prévost, SPA Eliameme Rodrigues Mady, SPA Joventina Dias, SPA São Raimundo e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.

Após análise médica, o grupo, formado por 14 homens e três mulheres, apresentou condições clínicas favoráveis e embarcou acompanhado por uma equipe composta por profissionais de saúde. A aeronave decolou de Manaus por volta das 14h.

Além deles, o governo também começou a transferir pacientes oncológicos para cirurgias – foram enviados oito até então. Elas fazem tratamento contra câncer de mama, e foram levadas a um hospital no Rio de Janeiro.

As cidades que já receberam pacientes do Amazonas foram: Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).

Deixe uma resposta